segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Identificadores e Palavras Reservadas

Este tópico é bastante simples porém é fruto de muitas pegadinhas na hora da prova. E pode apostar que a prova vai estar cheia delas. Então para evitarmos perder questões bobas vamos aprender neste post como declarar identificadores, que nada mais são que os nomes de nossas variáveis, métodos e classes.
As regras de nomenclatura dos identificadores em java são muito parecidas com as de outras linguagens como delphi, c, c++ etc. Antes de listarmos as regras é preciso saber que o java utiliza a codificação Unicode para os arquivos de código fonte. As regras são as seguintes:
  • Os identificadores DEVEM começar com uma letra, um cifrão ($) ou com um underscore (_).
  • Após o primeiro caractere pode ser usado qualquer outro caractere do conjunto Unicode.
  • NÃO se pode usar uma palavra reservada (vamos já saber o que é isso) como identificador.
  • Em java, os identificadores são case sensitive. Então você pode definir gato e Gato como duas coisas diferentes;
Para fixar os conceitos, abaixo está uma lista contendo identificadores válidos:
  • int _var;
  • double ist0_é_válido; //não recomendo, mas é válido
  • float R$100; //legal né? :)
  • int ________________Legal;
Palavras reservadas da linguagem Java:
abstract continue for new switch
assert*** default goto* package synchronized
boolean do if private this
break double implements protected throw
byte else import public throws
case enum**** instanceof return transient
catch extends int short try
char final interface static void
class finally long strictfp** volatile
const* float native super while
*
Não utilizada
**
Adicionada em 1.2
***
Adicionada 1.4
****
Adicionada 5.0
Ao todo são 50 palavras reservadas. A má notícia é que você terá que saber todas elas, então utilize a sua técnica de memorização preferida e boa sorte... Mas você verá que não é tão difícil assim quanto parece. Especialmente se você já trabalha com java ou está sendo obrigado a fazer isso (faculdade por exemplo). Para ajudar você a memorizar vamos fazer uma pequena divisão:
De quebra já devemos saber os tipos primitivos, são 8:
  • boolean, byte, char, double, float, int, long, short.
Utilizadas em definição de classes e métodos, são 15:
  • abstract, class, enum, final, interface, native, private, protected, public, static, strictfp, synchronized, transient, void, volatile.
Utilizadas em laços e retornos de métodos, são 9:
  • break, case, continue, default, do, for, return, switch, while.
Utilizadas em tratamentos de exceção, são 5:
  • catch, finally, throw, throws, try.
Estruturas condicionais e verificações, são 3:
  • if, else, instanceof.
Usadas em herança, são 2:
  • extends, super.
Importação e definição de pacote, são 2:
  • import, package.
NÃO SÃO UTILIZADAS, são 2:
  • goto, const.
Adicionadas recentemente, são 2:
  • assert, enum;
Criação de objetos e acesso à classe executando, são 2:
  • new, this.
Não fiquei muito preocupado pois você verá essas palavras tantas vezes que talvez nunca mais consiga esquecê-las.
Até o nosso próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário