domingo, 24 de agosto de 2008

Algumas informações sobre a prova

Antes de começarmos a estudar os objetivos da prova de certificação, vou trazer algumas informações sobre a prova, para que não sejamos surpreendidos no dia do teste. Pra começar, a sun disponibiliza atualmente a opção de 3 provas de SCJP, e claro, seus respectivos updgrades para aqueles que já fizeram a prova e desejam apenas se atualizar. As opções são:


  • SCJP 1.4 e Upgrade

  • SCJP 5.0 e Upgrade

  • SCJP 6.0 e Upgrade


A primeira, 1.4, é composta de 61 questões e você disporá de 120 minutos para respondê-las e terá que acertar no mínimo 32 questões (52% da prova), se nos fizermos um cálculo do tempo/questão você tem em média 1m:58s para responder cada questão, parece pouco né, mas reza a lenda que dá tempo de sobra.

A segunda é composta de 72 questões e o tempo agora é de 175 minutos e você precisa acertar 43 questões (59% da prova). Agora você tem 2m:25s para cada questão. A sun engrossou o caldo no número de acertos mas em compensação o tempo para cada questão agora é maior.

A última, na verdade a mais atual, é a bola da vez, é o que há de mais moderno e logicamente nosso conselho é que você faça ela, a menos claro, que você já tenha comprado o voucher e marcado a prova :( eu \o/. E se você achou que sun foi cruel ao aumentar o percentual de acertos da prova 5.0, então sente-se pois a coisa ficou ainda pior. A prova do Mustang (esse o nome do java 6.0, vc não sabia?) é composta também de 72 questões só que agora você terá que acertar 47 questões, isso equivale a 65% da prova. Peraí, mas a sun não tão é cruel como você está pensando, olha só que mamada ela deu: você tem agora 210 minutos para terminar sua provinha, o que dá mais ou menos 2m:55s por questão. Bom, não quero ser estraga prazeres mas dizem as más línguas que a prova ficou mais difícil agora... mas com a ajuda do javeiro você poderá chegar lá.

Já ia me esquecendo do detalhe polêmico: A língua da prova. Polêmico porque a prova é disponibilizada para nós ocidentais em inglês, alemão, espanhol e português. Mas acontece que todo mundo manda você fazer a prova em inglês, por questões que não nos cabe discutir neste momento. Mas fique a vontande para 'arriscar' escolher outra língua.

Se o que nós falamos neste post não foi suficiente para você, visite esse site para obter mais informações sobre as provas.

No mais eu só posso desejar bons estudos e boa sorte para todos nós.

Até o nosso próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário