domingo, 9 de maio de 2010

Servlet Listeners - ServletContextAttributeListener

Olá Javeiros! No post anterior começamos a falar sobre servlet listeners. Vamos continuar a série e agora falaremos sobre o listener de atributos de contexto ou ServletContextAttributeListener. Este listener é notificado quando algum atributo é adicionado, removido ou alterado no contexto da aplicação.
A criação deste listener é semelhante ao criamos anteriormente. Teremos que implementar a interface java.servlet.ServletContextAttributeListener e seus três métodos:

  • void attributeAdded(ServletContextAttributeEvent): este método é chamado automaticamente sempre que um atributo for adicionado no ServletContext e através do objeto ServletContextAttributeEvent podemos obter informações como: o nome do atributo adicionado, o seu valor, o objeto em que o evento inicialmente ocorreu e ainda o próprio ServletContext.
  • void attributeRemoved(ServletContextAttributeEvent): este método é chamado sempre que um atributo for removido do contexto.
  • attributeReplaced(ServletContextAttributeEvent): é chamado sempre que um atributo tiver o seu valor alterado.
Vejamos um exemplo prático onde exibimos o nome de atributo e o seu valor para cada evento.















A configuração do listener é feita da mesma forma que anterior. Vale lembrar que não é possível declarar várias classes listener dentro da tag , é preciso criar um conjunto pra cada listener, como vemos abaixo:










Aprendemos mais um listener hoje! Boa sorte nos estudos e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário