sábado, 28 de novembro de 2009

Dica 4: Empacotando uma aplicação em um Jar

Uma das dificuldades que os programadores de linguagem RAD tem quando vem para o Java é com relação ao tal do 'executável'. Quando você cria um programa em Java não é gerado um arquivo .exe como na maioria das linguagens. Em java dizemos que uma classe é executável se ela tiver um método main ou ainda se ela for um applet o método init. O processo de criação de executável se chama: empacotamento da aplicação. Que é exatamente colocar a aplicação dentro de um arquivo de extensão .jar. Nesta dicas vamos ver como fazer para empacotar uma aplicação Java.
Vamos supor que nossas classes estão em uma pasta chamada HelloWorld e nela temos uma classe chamada HelloWorld.java e seu bytecode compilado HelloWorld.class. Esta classe simplesmente exibe uma mensagem de boas vindas pro usuário.
Outra coisa importante para um arquivo .jar é o arquivo de manifesto. Esse arquivo vai fornecer informações importantes para a execução do programa como classpath e também a main class do seu programa. A partir do Java 6 temos um comando novo onde podemos informar diretamente no prompt qual é a main class da aplicação, basta então digitarmos isso:

jar cvfe HelloWorld.jar HelloWorld .*class

Se você viu algo como:

added manifest
adding: HelloWorld.class(in = 395) (out= 292)(deflated 26%)

Significa que deu tudo certo. Para executar o arquivo bastar dar um clique duplo nele (caso o Java esteja configurando corretamente no seu classpath do SO) ou pode ainda usar o comando abaixo que tem o mesmo resultado:

java -jar HelloWorld.jar

Você pode ver mais informações sobre arquivos .jar neste link. Um abraço e até a próxima dica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário