terça-feira, 2 de setembro de 2008

Declarando Variáveis de Classe

No post anterior vimos como declarar variáveis locais. Vimos que normalmente o escopo de uma variável local é o método ou a estrutura onde ela foi declarada (por ex. um for) e vimos ainda que elas só aceitam o modificador final.
Agora iremos aprender o que são e como usar variáveis de classe. Uma variável de classe nada mais é do que uma variável que tem o seu escopo na classe na qual ela foi criada. Isso quer dizer que ela vive enquanto a classe estiver viva (ou na memória né...). Você define uma variável como sendo de classe utilizando o modificador static. Uma variável estática pode ser acessada diretamente através da classe, ou seja, eu não preciso ter um objeto (ou uma instância de um) para acessar a variável, só preciso utilizar ClassName.variableName. Vamos dar um exemplo:


public class Carro {
public static String cor = "Azul";
}

public class TesteCarro {
public static void main(String args[]){
Carro c = new Carro();
System.out.println(Carro.cor); //classe
System.out.println(c.cor); //objeto
}
}
Note que não criamos um objeto Carro, simplesmente chamamos a variável cor através da classe Carro (claro que isso foi possível também porque cor é uma variável pública). Você pode também acessar uma variável de classe através de uma instância da classe, pois todas as instâncias compartilharão a mesma variável, já que ela pertence à classe. Então eu sugiro que você sempre acesse via classe mesmo e não via objeto, até para deixar seu código mais claro.
Até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário